Camila Gomes, 34 anos, natural de Santos/SP. Atuando na área de realidade aumentada como desenvolvedora de filtros e GIFs personalizados para redes sociais. Também é taróloga, formada em História e voluntária no grupo de ações sociais Princesas Caiçaras.

Vida profissional

Meu nome é Camila Gomes, nasci em 18 de julho de 1988. Sou de Santos, litoral de São Paulo, e nem nos meus sonhos mais surreais eu imaginei ter tantas ocupações diferentes.

Jornalismo foi o meu primeiro curso na faculdade, achei que estaria unindo a paixão pela escrita e a vontade de ser ouvida (muito maior do que ser vista), mas acabei desistindo um ano antes de me formar. Morei na Austrália por 2 anos, onde aperfeiçoei meu inglês e trabalhei com atendimento em diferentes funções. Ao retornar, pude exercer meu lado jornalístico como locutora e noticiarista de rádio.

A partir de 2012, comecei a me dedicar ao trabalho voluntário no grupo Princesas Caiçaras, que tem como objetivo realizar ações sociais para crianças carentes. Já a partir de 2014, me envolvi em projetos da marca Sereismo com a empresária Bruna Tavares e nossa parceria rendeu o lançamento de diversos produtos com a temática de sereia.

Me formei em História Licenciatura depois de perceber que minha dedicação em estudar monarquias e outros períodos poderia ser muito mais que pura distração. Me especializei na dinastia Romanov, gravei alguns vídeos e escrevi artigos sobre ela, mas a verdade é que qualquer coisa que envolva tempos passados e a arte de outrora me fascina – e minha casa poderia ser considerado um museu de tantos itens antigos colecionados, rs.

Em 2020, enquanto o mundo estava se reinventando, eu também segui o fluxo e trabalhei brevemente na agência de marketing digital Selena MKT, criada por mim e algumas amigas. Foi através dela que surgiu o interesse em aprender sobre realidade aumentada e desenvolver filtros para Instagram. Mesmo depois de me desligar da Selena MKT, continuei atuando na área de filtros e sigo até hoje.

Como já perceberam, eu não consigo ficar sem aprender coisas novas. Certo dia, do mais absoluto nada, acordei determinada a aprender tarô. Comecei com os livros do Nei Naiff e, inicialmente, eu pensava que guardaria esse conhecimento para mim… Engano meu! Acabei me apaixonando, me envolvendo e querendo saber cada vez mais. Quando percebi que eu realmente queria usar o tarô para auxiliar as pessoas, fui atrás de cursos e grupos online. Felizmente, minha jornada de Louca foi e segue sendo iluminada com muito Sol!

Uma curiosidade: meses depois de conhecer as obras de Nei Naiff, ele virou meu cliente de filtro! Pois é, minhas ocupações parecem ser totalmente aleatórias, mas quando os caminhos se cruzam e coincidências assim acontecem, é sinal que algo de certo estamos fazendo…

Outros interesses

A comunicação e a arte andam juntas e eu tive uma forte influência de ambas. Não segui a carreira de atriz mesmo tendo feito teatro por quase toda minha infância, mas não larguei os palcos. Por algum tempo me aventurei como cosplayer – hoje em dia não está mais entre meus hobbies, mas de vez em quando gosto de matar a saudade de interpretar personagens.

Entre meus exercícios físicos preferidos estão os aéreos e acrobáticos que exigem tanto força como flexibilidade e também me dão a chance de me apresentar em festivais. Sou praticante de lira, tecido acrobático e pole dance; me capacitei neste último em 2020 e me tornei ativamente instrutora em 2021.

Além disso, o misticismo sempre esteve ao meu lado. Isso está refletido em minhas criações e aspirações – tudo que eu faço tem uma pontinha de magia. As ciências ocultas me causam grande curiosidade desde a mais tenra idade, o que me desperta o interesse em seres mitológicos, astrologia, oráculos, propriedades dos cristais, óleos essenciais, ervas etc. Rituais e orações fazem parte do meu dia a dia, não sigo uma religião mas me considero espiritualizada e questionadora acima de tudo.

Sou ávida por leitura, estou sempre lendo um livro ou dois ao mesmo tempo – os gibis da Turma da Mônica me influenciaram nesse quesito, até hoje guardo exemplares deles da época da minha infância (característica de uma pessoa acumuladora). Sou uma criança canceriana dos anos 90, então a nostalgia das histórias da Disney também continuam me encantando. Meus filmes preferidos são os da Marvel e não consigo viver sem doce 🙂

No meu Instagram público @itscamilagomes eu misturo todos esses assuntos, lá o foco é totalmente meus hobbies e ocupações – não dou espaço à vida pessoal pois não me sinto a vontade em fazer isso num ambiente aberto. O que exponho da minha vida é somente o necessário por ser uma pessoa que preza muito pela privacidade.

Na mídia

Os projetos Princesas Caiçaras e Sereismo receberam atenção da mídia e através deles fui convidada para entrevistas e até mesmo um comercial. A seguir, um compilado dessas reportagens: